FEMEC 2024

O ESG – Environmental, Social and Governance (em tradução livre: Ambiental, Social e Governança) – tema central da Femec 2023 – Feira do Agronegócio Mineiro, não é apenas um discurso para os realizadores do evento, que aconteceu de 21 a 24 de março no parque Camaru, em Uberlândia-MG, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. Iniciativas concretas foram implementadas pelo Sindicato Rural de Uberlândia durante o evento nas áreas ambiental, social e de governança.

Durante a abertura da Femec 2023, realizada na terça-feira (21), foram assinados contratos de adesão ao projeto de recuperação e restauração da vegetação nativa de uma área de aproximadamente 25 mil metros quadrados no parque Camaru. A ação de reflorestamento do local será desenvolvida em parceria com o Instituto Luiz Antônio Meireles Vasconcelos (ILUVA) e a CARGILL. Ainda no quesito ambiental, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), a feira realizou a distribuição de mil mudas de árvores nativas aos visitantes e promoveu coleta seletiva de mais de dois mil quilos de resíduos recicláveis. O material foi coletado por associados da ARCA (Associação de Recicladores e Catadores Autônomos) e será revertido em recursos financeiros para cerca de 30 famílias que compõem a entidade.

Grupo Luta pela Vida recebeu a doação de um carro Mercedes Benz C200 CGI durante a Femec

Já no quesito social, a Femec promoveu ações solidárias em apoio ao Hospital do Câncer, em conjunto com o Grupo Luta pela Vida (GLPV). Além de ceder espaço para estande para que o grupo pudesse desenvolver o trabalho em prol dos pacientes oncológicos de Uberlândia e região, na sexta-feira (24), último dia do evento o GLPV, que esteve presente durante toda a feira, recebeu a doação de um carro Mercedes Benz C200 CGI do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Uberlândia. O valor que for arrecadado com a venda do veículo investido para melhorar os atendimentos aos pacientes do Hospital do Câncer.

No quesito Governança, o Sindicato Rural de Uberlândia buscou dar transparência aos dados levantados durante o evento, por meio da contratação de um instituto de pesquisa. Após entrevistar mais de 700 participantes, o Instituto Veritá revelou que a feira proporcionou um volume de negócios de aproximadamente R$2,4 bilhões. O levantamento mostrou ainda que o valor total de negociações oriundas da Femec 2023 poderá chegar a R$5 bilhões até o final de 2023, levando em conta que 73,6 % dos expositores afirmaram que o maior volume de vendas é fechado após os dias de feiras. O levantamento feito com os expositores mostrou também que 99,3% avaliaram como importante ou muito importante a participação da empresa na Femec 2023 e 91,2% afirmaram que a Femec correspondeu às expectativas.

A Femec 2023 teve mais de 300 expositores e contou com apoio do Sistema Faemg Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Prefeitura de Uberlândia e Governo de Minas.

Categorias: Geral